sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Devocional da semana de 1º a 7 de Março de 2011

SABEDORIA
(Saber o limite)


A sabedoria abrange muitas áreas da nossa cultura e do nosso entendimento. O ser humano, porém, tem suas limitações. Por mais que a pessoa estude, por mais que faça pesquisa, sempre existe alguma coisa lá na frente que ainda não foi alcançada, portanto, ainda não foi devidamente explicada. Por isso, o Livro de Eclesiastes, no capítulo 12, versículo 12, diz: “... não há limites para fazer livros...” Todavia, vivemos numa sociedade organizada, na qual há limites para tudo. Esses limites são estabelecidos por leis, regulamentos e normas de conduta. Há pessoas que não têm sabedoria para reconhecer seus limites: comem ou bebem demais, penalizando o seu físico. Outras pessoas ultrapassam os limites de velocidade, ou as regras de trânsito nas ruas e estradas e sofrem multas. Algumas, abusam da liberdade que lhe dão no ambiente de trabalho, são advertidas e punidas, passando vergonha, simplesmente porque saíram dos seus limites. O Livro dos Salmos, no capítulo 119, versículo 96, diz: “Tenho visto que todas as coisas têm o seu limite, mas o teu mandamento se aplica a tudo.”

01/03/11
AMIZADE
O Livro de Provérbios, no capítulo 27, versículo nono, diz: “Assim como o perfume alegra a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver. No evangelho de João, no capítulo 15, versículos 12, 13 e 14, disse Jesus: “O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês. Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles. Vocês são meus amigos se fazem o que eu mando.”

02/03/11
APRENDIZADO
A Primeira Carta do apóstolo Paulo aos Coríntios, no capítulo oitavo, no versículo segundo, diz: “A pessoa que pensa que sabe alguma coisa ainda não tem a sabedoria que precisa.” O aprendizado é um processo, e, como tal, requer uma constante reciclagem, ou atualização. Vivemos numa cultura muito dinâmica e o saber evolui continuamente. Por outro lado, o segredo para um bom aprendizado ainda é a motivação, o interesse. A pessoa interessada e motivada alcança o aprendizado com mais facilidade.

03/03/11
EXPERIÊNCIA
A pessoa que tem experiência adquiriu e acumulou conhecimento e prática sobre alguma atividade. A longa experiência adquirida numa profissão facilita a conquista de um bom emprego. Por outro lado, as experiências fazem parte das pesquisas científicas ou tecnológicas que apóiam o desenvolvimento de um povo ou nação. O apóstolo Paulo, na Carta aos Romanos, no capítulo quinto, versículos terceiro e quarto, explica: “... sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança, experiência...”

04/03/11
FORÇA DE VONTADE
Todas as pessoas têm algum tipo de vontade e desejam realizá-las. Mas, para algumas pessoas, falta-lhes a força de vontade para lutar. Diz-se que a pessoa que tem vontade de ferro, tem força de caráter e essas qualidades fornecem o necessário suporte para que alcance o objetivo, com a força de vontade, com motivação, com forte desejo de conseguir a vitória. O Livro do profeta Isaías, no capítulo 40, versículo 29, diz: “Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos.”

05/03/11
OBSTÁCULO
Os obstáculos são coisas que surgem na vida de cada pessoa. Para se vencer obstáculos é necessário que a pessoa tenha preparo físico, intelectual, moral e religioso, o que abrange corpo, alma e espírito. Além disso, a fé e a oração darão todo o suporte para se alcançar objetivos e superar eventuais obstáculos. O evangelho de Mateus, no capítulo sétimo, versículo sétimo, diz: “Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.”

06/03/11
RECOMEÇAR
Recomeçar algo sempre representa algum problema; a pessoa já vem um tanto desanimada pela experiência anterior: terá que dar continuidade a alguma coisa que foi interrompida. Nessas condições, é importante fazer um estudo de toda a situação, reunindo conhecimento, experiência e esforços para que esse recomeçar seja bem sucedido. O Livro de Provérbios, no capítulo 24, versículo 16, diz: “A pessoa honesta pode cair muitas vezes, que se levanta de novo.”

07/03/11
TENSÃO
Cada pessoa tem sua capacidade física para levantar determinado peso. Da mesma forma, cada pessoa tem seu limite para suportar as tensões surgidas pelas dificuldades e pela impossibilidade de resolver algum problema existencial. Essa tensão pode levar a pessoa a ficar nervosa, perder a paciência, e acabar complicando mais ainda a sua situação. O Livro dos Salmos, no capítulo 145, versículos 13 e 14 diz: “... O Senhor Deus sempre cumpre o que promete; [...] Ele ajuda os que estão em dificuldade e levanta os que caem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails