sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Devocional da semana de 15 a 21 de fevereiro de 2011

TRABALHO EM EQUIPE

Nenhuma empresa, organização, ou família prospera se não houver união para a realização do trabalho em equipe. O trabalho de uma pessoa se completa ou tem continuidade com o trabalho da pessoa que está ao seu lado. Qualquer atleta, para conquistar o primeiro lugar numa competição, vai depender do treinador, ou da instituição que lhe acolhe, ou de uma equipe de apoio. O melhor exemplo que temos sobre trabalho de equipe vem de Jesus ao escolher seus 12 apóstolos para dar continuidade à sua missão aqui na terra. Além disso, o Evangelho de Lucas, no capítulo 10, versículo primeiro, diz: “... o Senhor escolheu 72 dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem diante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir.” Jesus separou um grupo de 72 discípulos e depois dividiu de dois em dois porque o Livro de Eclesiastes no capítulo quarto, versículo 10, diz: “Se uma delas cai, a outra ajuda a levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar.”


15 de Fevereiro
COMPROMETIMENTO
Viver em comunidade é assumir responsabilidade. Os pais têm comprometimento com a família; quem é assalariado tem compromisso com quem paga o salário; o noivo tem comprometimento com a noiva; o marido com a mulher; filhos, com pais, e assim por diante. O apóstolo Paulo, na Carta aos Gálatas, no capítulo sexto, versículo sétimo, escreveu: “... o que uma pessoa plantar, é isso mesmo que colherá.” Portanto, vamos plantar comprometimento para colhermos a confiança das outras pessoas em nossa vida. O comprometimento leva a pessoa honesta ao sucesso e à vitória.

16 de Fevereiro
INTEGRIDADE
O ser humano só pode ser avaliado pela sua integridade, e nunca por uma qualidade específica. A sociedade requer pessoas integradas dentro de padrões de comportamento que reflitam qualidades morais, intelectuais, físicas e mentais. O trabalho da ACM tem como objetivo a integridade perfeita entre Alma, Corpo e Mente. A Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, no capítulo quinto, versículo 23, refere-se ao “espírito, alma e corpo livres de toda mancha.” Integridade é mente sã no corpo são.

17 de Fevereiro
META
Para se atingir qualquer meta numa atividade, é preciso determinar, por meio de métodos e processos, como agir para alcançar o sucesso, colocando a pessoa certa no lugar certo, caso contrário a tarefa não trará resultado satisfatório, e a meta não será atingida. Somente com dedicação, com perseverança e competência, será possível atingir metas. O apóstolo Paulo, na Primeira Carta aos Coríntios, no capítulo nono, versículo 26, escreveu: “Assim corro, também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.” 

18 de Fevereiro
MOTIVAÇÃO
O estudo da motivação no comportamento humano é muito importante para determinar o desempenho da pessoa. A motivação funciona como uma alavanca, a qual precisa de um apoio, sem o que também para nada serve. O apoio para motivar a pessoa vem da necessidade de treinamento e estudos para despertar seu ânimo. O Livro de Josué, no capítulo primeiro, versículo nono, diz: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!”

19 de Fevereiro
RAZÃO
É bastante comum, numa discussão, alguém insistir que a razão está do seu lado. Discute-se muito a respeito da diferença entre a razão e a emoção. As decisões tomadas às pressas, e com base na emoção momentânea, nem sempre trazem resultados satisfatórios. A razão depende de raciocínio, depende de um estudo detalhado da situação para se definir uma posição. O Livro de Provérbios diz, no capítulo 18, versículo quinto: “Não é certo dar razão ao culpado, deixando de fazer justiça ao inocente.” 

20 de Fevereiro
UNIÃO
A união foi a grande a preocupação de Jesus nos últimos dias antes de ser crucificado, como está escrito no Evangelho de João, no capítulo 17. Nos versículos 11, 21 e 22, Jesus diz: “para que todos sejam um”, terminando no versículo 26: “para que eu também esteja unido com eles.” A união está baseada na lei do amor. Se amarmos o nosso próximo, certamente teremos união e cumpriremos o mandamento de Jesus.

21 de Fevereiro
VITÓRIA
Só se consegue a vitória quando se luta. Mas é preciso se preparar para a luta. Essa preparação exige prática material e espiritual. Da prática material vêm: dedicação, persistência, estudo e trabalho. O preparo espiritual vem da oração e de uma busca incessante para que os projetos de vida tenham a aprovação divina. Daí a necessidade de orar e pedir a orientação de Deus para tudo o que se pretende fazer. No Evangelho de Lucas, no capítulo 12, versículo 31, está escrito: “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas.”


Agradecimento: Sr. Emílio Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails